Carregando...
Acesso remoto
Siga-nos no
acessibilidade

acessibilidade

Este portal segue as diretrizes do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 02/12/2004.

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.

Leis e decretos sobre acessibilidade:
Notícias

Campanha de vacinação está acontecendo em vários pontos neste sábado

A Prefeitura de Caracaraí realizou hoje (28), a Campanha de vacinação antirrábica para cachorros e gatos. A ação aconteceu por meio do Centro de Controle de Zoonoses.

Campanha de vacinação está acontecendo em vários pontos neste sábado

A Prefeitura de Caracaraí realizou hoje (28), a Campanha de vacinação antirrábica para cachorros e gatos. A ação aconteceu por meio do Centro de Controle de Zoonoses.

 

Muitos animais já foram vacinados e a expectativa é que até o final da tarde, a população continue trazendo seus bichinhos. Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis acima de três meses de vida.

 

É importante lembrar ao dono do animal de utilizar a máscara de proteção e de levar a carteirinha de vacinação do pet, caso possua. A vacinação antirrábica deste sábado é uma oportunidade para quem não conseguiu levar seu bicho de estimação na campanha do ano passado, que aconteceu nos meses de outubro e novembro. Não poderão vacinar quem já o fez nessa última campanha.

 

Marilza Santos Cruz, chefe da divisão de Zoonoses, explicou que a transmissão da raiva ocorre por meio de mordidas, lambidas ou machucados causados por mamíferos infectados. Apenas o contato com a pele do animal infectado não oferece riscos. A maioria das transmissões da doença ocorre por cães ou morcegos.

 

“Está ação da Prefeitura é de extrema importante para quem tem animais em casa, pois a vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis” ressaltou Elizandra Bastos, não perdeu a oportunidade e levou seu cachorro para tomar a vacina.

 

A DOENÇA - A doença da raiva compromete gravemente o sistema nervoso central e o animal pode apresentar mudança de comportamento, salivação excessiva (espuma branca), perda de apetite, agressividade, vontade de morder coisas e demência, entre outros. Fique atento e, na dúvida, consulte um veterinário.

Por ASCOM - PMCCI/RR

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar, você concorda com estas condições.