Carregando...
Acesso remoto
Siga-nos no
acessibilidade

acessibilidade

Este portal segue as diretrizes do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 02/12/2004.

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.

Leis e decretos sobre acessibilidade:
Notícias

Prefeitura abre Campanha contra o suicídio com blitz educativa

A Prefeitura de Caracaraí por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realiza a partir de hoje (1), ações que farão parte da Campanha contra o suicídio

Prefeitura abre Campanha contra o suicídio com blitz educativa

A Prefeitura de Caracaraí por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realiza a partir de hoje (1), ações que farão parte da Campanha contra o suicídio. A intenção da campanha é conscientizar toda a população sobre os cuidados com a saúde mental. A programação acontecerá durante todo o mês de setembro.

 

Pela manhã, uma blitz educativa com panfletagem e adesivaço foi realizado em frente ao CAPSI. Durante o mês haverá várias palestras, visitas a UBS por todo município, entrega de murais temáticos pelas vicinais e vilas, uma corrida alusiva ao combate contra o suicídio, entre tantas outras ações.

A prefeita de Caracaraí, Diane Coelho, explica que essas ações contribuem de forma positiva para mostrar que assuntos como este tornam-se fundamentais quando falamos e ouvimos sobre a importância do viver. 

 

“O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha que acontece em todo o país e visa a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. Segundo a OMS o suicídio é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. Para cada morte por suicídio ocorrem ao menos 20 tentativas. No Brasil, a média são de 12.000 casos por ano.  É uma questão de saúde pública, no entanto o conhecimento dos fatores de risco e sinais de alerta podem auxiliar na sua prevenção”, enfatizou a prefeita.

 

Para a assistente social do Centro de Atenção Psicossocial de Caracaraí (CAPS), Darlene Abreu, essas mobilizações são de extrema importância e podem salvar vidas. “É necessário criar um novo paradigma relacionado ao tema suicídio; conversar ainda é a melhor solução e, essa dinâmica nas escolas, nas unidades de saúde e em vários ambientes de Caracaraí, contribuirá de forma positiva para mostrar que assuntos como este tornam-se fundamentais quando falamos e ouvimos sobre a importância do viver”, destacou Darlene.

 

SIMBOLO  - O laço amarelo é um dos símbolos do mês dedicado ao importante alerta sobre a prevenção ao suicídio. Na rotatória do centro da cidade, esse laço está chamando atenção da população para esse tema discutido em muitas ramificações da sociedade.

No Brasil, o Setembro Amarelo foi criado em 2015 com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Por ASCOM - PMCCI/RR

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar, você concorda com estas condições.